sábado, 17 de abril de 2010

CADERNO DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL vol. 4 | nº 8


Editorial

Paulo Freire e a formação de sujeitos sociopolíticos
Maria da Glória Gohn (UNICAMP/UNINOVE)

Estado, educação e movimentos sociais do campo: luta social pela educação do campo no Brasil
Clésio Antonio e Fernando José Martins (UNIOESTE/PR)

Educação de jovens e adultos no Brasil: novos programas, velhos problemas
Antônio Cláudio Moreira Costa (UFUberlândia/MG)

Políticas públicas de EJA no campo: do direito na forma da lei à realização precária e descontinuidade
Eliane Dayse Pontes Furtado (UFCeará)

Educação do campo e a teoria critica em Gramsci
Claudemiro Godoy do Nascimento (UFTocantins/TO)

O Estado da arte das pesquisas em educação de jovens e adultos na CAPES: 1987 – 2006
Roseli Vaz Carvalho (UTP)

“Viver é lutar”: análise do material didático do MEB e do MST para a alfabetização de jovens e adultos
Edinaldo Costa de Andrade e Fernando Henrique Tisque dos Santos (USP)

A formação dos educadores do campo
Sonia Aparecida Branco Beltrame (UFSC)

Formação continuada como mediação para inserir a Educação do Campo em assentamentos de reforma agrária
Maria do Socorro Xavier Batista (UFPB)

Um projeto político-pedagógico para a escola do campo
Ilma Ferreira Machado (UNEMAT)

Professores da Escola do Campo e diretrizes curriculares: problematizando os espaços de produção do currículo
Marciane Maria Mendes (SEED/PR; UFPR) e Tânia Maria F. Braga Garcia (UFPR)

Educação do campo e prática educativa: a expressividade corporal comunicando a realidade
Carmem Sílvia Machado (UTP)

Centros familiares de formação por Alternância: Avanços e perspectivas na construção da Educação do Campo
Lourdes Helena da Silva (UFViçosa/MG)

Educação do Campo: a produção do conhecimento na prática coletiva
Maria Antônia de Souza (UTP)

Entrevistas
Célia Regina Vendramini (UFSC)

Mônica Castagna Molina (UnB)

Resenha
Sandino Hoff (UTP)


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