Nas últimas décadas, vivemos quatro períodos históricos diferenciados, com as respectivas conseqüências no que concerne aos direitos humanos. Trataremos de abordá-los sucintamente na primeira parte deste texto.
Abordar o tema da educação em direitos humanos requer uma visão mais ampla do que significa educar. Não o tomaremos no sentido estrito do ensino formal, porque um conceito como o de direitos humanos é elaborado e difundido por distintos canais – como veremos mais adiante. Buscaremos resumir como foi constituído, em cada período, o sentido dos direitos humanos no pensamento hegemônico, em cada período.
Quanto aos direitos humanos propriamente ditos, trataremos de encará-los, em cada período abordado, e mediante as formas pelas quais os distintos condutos que constroem os consensos sociais, os elaboram e difundem.
ACESSE O ARTIGO COMPLETO AQUI!
Emir Sader é sociólogo e cientista político e atualmente dirige o Laboratório de Políticas Públicas na UERJ. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Filosofia e doutorado em Ciência Política também pela USP. O professor ainda é secretário executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Lula, América Latina, Brasil e Política.
Abordar o tema da educação em direitos humanos requer uma visão mais ampla do que significa educar. Não o tomaremos no sentido estrito do ensino formal, porque um conceito como o de direitos humanos é elaborado e difundido por distintos canais – como veremos mais adiante. Buscaremos resumir como foi constituído, em cada período, o sentido dos direitos humanos no pensamento hegemônico, em cada período.
Quanto aos direitos humanos propriamente ditos, trataremos de encará-los, em cada período abordado, e mediante as formas pelas quais os distintos condutos que constroem os consensos sociais, os elaboram e difundem.
ACESSE O ARTIGO COMPLETO AQUI!
Emir Sader é sociólogo e cientista político e atualmente dirige o Laboratório de Políticas Públicas na UERJ. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Filosofia e doutorado em Ciência Política também pela USP. O professor ainda é secretário executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Lula, América Latina, Brasil e Política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário