DIA 17.06 - 18H
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da teoria do capital social na elaboração das políticas brasileiras para educação no campo a partir de
que são elaboradas. Principalmente a partir de 1990, as agências internacionais têm demonstrado sua função orientadora das políticas públicas elaboradas pelos países da América Latina e Caribe. As recomendações destas agências mostram-se preocupadas com a redução da pobreza tanto no campo quanto na cidade e têm como fundamento a Teoria do Capital Social. Neste sentido a educação é fundamental no fortalecimento os laços de solidariedade, cooperação, processos comunitário sustentáveis entre outros. A compreensão das políticas educacionais brasileiras perpassa, portanto, pela análise das recomendações internacionais. Para alcançar o objetivo da pesquisa fez-se necessário analisar criticamente como o Capital Social se configura como elemento fundamental para o desenvolvimento econômico no campo. Para tanto foram analisados documentos da CEPAL, que tratam de recomendações exclusivas sobre a Teoria do Capital Social na educação e desenvolvimento econômico para população do campo. Posteriormente, explicita-se que as políticas educacionais implantadas no Brasil correspondem às expectativas das agências internacionais quanto à formação de capital social, como no Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra, implantado em 2007. Tal programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores familiares, possibilitando o acesso e permanência na escola de ensino fundamental, a qualificação e formação social e profissional.
Palavras-chave: capital social, políticas educacionais, educação do/no campo.
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