segunda-feira, 7 de junho de 2010

COLÓQUIO GEPPGE - DARLENE BOGATSCHOV



SALA PAULO FREIRE - BLOCO H12
DIA 17.06 - 18H

POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA EDUCAÇÃO NO CAMPO: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA TEORIA DO CAPITAL SOCIAL

Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da teoria do capital social na elaboração das políticas brasileiras para educação no campo a partir de 1990. A trajetória histórica demonstra que esta se destinou a formação mínima para a realização do trabalho rural e/ou para a contenção do êxodo rural que, em momentos de crises econômicas, ameaça o equilíbrio do sistema capitalista e da vida urbana. Apesar de a LDB 9394/96 dar atenção à educação no campo e a sua especificidade, as ações concretas do Estado são modestas e nem sempre efetivas. A compreensão das políticas educacionais para a educação do campo implica na análise das bases teóricas que as orientam e do contexto em
que são elaboradas. Principalmente a partir de 1990, as agências internacionais têm demonstrado sua função orientadora das políticas públicas elaboradas pelos países da América Latina e Caribe. As recomendações destas agências mostram-se preocupadas com a redução da pobreza tanto no campo quanto na cidade e têm como fundamento a Teoria do Capital Social. Neste sentido a educação é fundamental no fortalecimento os laços de solidariedade, cooperação, processos comunitário sustentáveis entre outros. A compreensão das políticas educacionais brasileiras perpassa, portanto, pela análise das recomendações internacionais. Para alcançar o objetivo da pesquisa fez-se necessário analisar criticamente como o Capital Social se configura como elemento fundamental para o desenvolvimento econômico no campo. Para tanto foram analisados documentos da CEPAL, que tratam de recomendações exclusivas sobre a Teoria do Capital Social na educação e desenvolvimento econômico para população do campo. Posteriormente, explicita-se que as políticas educacionais implantadas no Brasil correspondem às expectativas das agências internacionais quanto à formação de capital social, como no Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra, implantado em 2007. Tal programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores familiares, possibilitando o acesso e permanência na escola de ensino fundamental, a qualificação e formação social e profissional.
Palavras-chave: capital social, políticas educacionais, educação do/no campo.

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