quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Educação do Campo & Ruralidades

O veneno está na mesa



O filme “O veneno está na mesa”, do cineasta Silvio Tendler foi lançado pelo Mandato Coletivo e Participativo do Padre João, em Montes Claros, no último dia 10 de novembro, no Auditório de Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes. Este evento faz parte da CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA. Esta Campanha nacional foi lançada por entidades da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, entidades ambientalistas, estudantes, organizações ligadas a área da saúde e grupos de pesquisadores.
O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), na última safra foram vendidos mais de 7 bilhões de dólares em agrotóxicos. Todo este mercado se concentra nas mãos de apenas seis grandes empresas transnacionais, que controlam mais de 80% do mercado dos venenos. São elas: Monsanto; Syngenta; Bayer; Dupont; DowAgrosciens e Basf.
Nesse quadro, os agrotóxicos já ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações. Ficam atrás apenas dos medicamentos, acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza. Essas fórmulas podem causar esterilidade masculina, formação de cataratas, evidências de mutagenicidade, reações alérgicas, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico e no sistema endócrino, ou seja, na produção de hormônios, desenvolvimento de câncer, dentre outros agravos à saúde.
O objetivo deste evento é a formação de uma Comissão Regional para discutir tema de tal relevância para nossa região, que apresenta característica agrícola predominante.

Assista na íntegra - http://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg

Nenhum comentário: